As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) representam um importante elemento conformador de mudanças sociais e culturais, pois, a cada dia, estão mais presentes em todos os domínios, sejam eles das atividades sociais, no âmbito das empresas, no sistema financeiro e bancário, nos serviços públicos e, também, nas áreas da educação e da saúde. O sistema educativo não se deve abstrair da sociedade em que está inserido, mas acompanhá-la. Para responder a este desafio, é fundamental que o sistema de ensino não se afaste das TICs, mas que as incorpore no processo de ensino/aprendizagem.
O leque do uso das TICs no processo de ensino/aprendizagem é bastante alargado. As(os) estudantes podem usá-las para realizar pesquisas, elaborar trabalhos dos mais diversos tipos e se comunicar-se uns com as(os) outras(os) e com outros membros da comunidade. As(os) professoras(es) podem igualmente utilizar as TICs como mais um recurso didático e, ao fazê-lo, deixam de ser apenas aquelas(es) que ensinam para passar a serem, sobretudo, aquelas(es) que promovem uma aprendizagem mais dinâmica.
Os recursos audiovisuais (cinema, série televisiva, documentário) estão umbilicalmente ligados à televisão e a um contexto de lazer, de entretenimento, que passa de forma mais ou menos explícita para a sala de aula. Cinema, série televisiva, documentário, na cabeça dos alunos, significa descanso e não “aula”, o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. O professor pode aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para a temática que irá ser abordada na aula, fornecendo um fator acrescido de motivação.
Os recursos audiovisuais partem do concreto, do visível, do imediato, do próximo, mexem com o corpo, com a pele – tocam-nos e “tocamos” as(os) outras(os), estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do zoom, do som envolvente. Nos recursos audiovisuais, sentimos, experimentamos, temos sensações sobre a(o) outra(o), sobre o mundo que nos rodeia, sobre nós mesmas(os). Os recursos audiovisuais exploram também o ver, o ter diante de si as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais. Além disso, desenvolvem um ver com múltiplos recortes da realidade através dos planos, e muitos ritmos visuais: imagens estáticas e dinâmicas; câmera fixa ou em movimento, uma ou várias câmeras; personagens quietas ou em movimento; imagens ao vivo, gravadas ou criadas no computador. Um ver que está situado no presente, mas que o interliga não linearmente com o passado e com o futuro.
Abaixo relacionamos algumas páginas da internet de Organizações Governamentais Internacionais que, por separado e/ou em atividades conjuntas com Governos, Instituições Públicas ou Privadas, Empresas e Organizações Não Governamentais, trabalham, por meio de distintas óticas, os Direitos Humanos. Algumas dessas páginas (no Brasil ou no Exterior), disponibilizam também muitas publicações de livre acesso.
Alguns dos vídeos relacionados a seguir podem ser, inclusive, trabalhados em sala de aula. Disfrute e divulgue esta ideia! E, se quiser, ajude-nos na divulgação de mais vídeos, encaminhando os links para o e-mail do PGEDH.


NAÇÕES UNIDAS – BRASIL
(https://nacoesunidas.org)

Vídeo: “Os 70 anos de adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos”
https://nacoesunidas.org/ha-70-anos-adotada-a-declaracao-universal-dos-direitos-humanos-video/

Vídeo: “Una historia de los derechos LGBT en la ONU”
https://www.youtube.com/watch?v=TKTPD9hfutU&feature=youtu.be

Vídeo: “70º aniversario de la Declaración Universal de Derechos Humanos”
https://www.youtube.com/watch?v=wFXVk5IBSuU


ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – BRASIL
(https://www.ilo.org/brasilia/lang--es/index.htm)

Vídeo: “Conheça a OIT (vídeo com legendas em português)”
https://www.youtube.com/watch?v=DMhhNXB5QEg

Vídeo: “O Futuro que queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência”. Série documental produzida para a Internet pela OIT e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/BR), com oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos brasileiros. Todos os episódios estão disponíveis na OIT Brasil, o primeiro deles neste link:

Vídeo: “O Futuro que queremos: trabalho decente e inclusão de pessoas com deficiência – Episódio 1”.
https://www.ilo.org/brasilia/centro-de-informacoes/v%C3%ADdeos/WCMS_538059/lang--pt/index.htm

  
FUNDO INTERNACIONAL DE EMERGÊNCIA PARA A INFÂNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS (UNICEF) – BRASIL
(https://www.unicef.org/brazil/pt/)

Vídeo: “Algumas histórias nunca foram feitas para crianças”
https://www.youtube.com/watch?v=TC2HgC_ecjg

Vídeo: “Proteja Brasil - Suas mãos podem mudar histórias (legendado)”
https://www.youtube.com/watch?v=XiOB2PMKYUw

Vídeo: “#EuSouSofia”
https://www.youtube.com/watch?v=HTFr4jApjsY

Vídeo: “O que a educação significa para você?”
https://www.youtube.com/watch?v=8Wrlmswt_hA


ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR ) – BRASIL (https://www.acnur.org/portugues/)

Vídeo: “ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados”
https://www.youtube.com/watch?v=Y-kN6D7jWHM

Vídeo: “ACNUR: Um mundo em crise”
https://www.youtube.com/watch?v=Ge6PclH_lXg


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E CULTURA (UNESCO) – BRASIL
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Vídeo: “UNESCO Educação”
https://www.youtube.com/watch?v=BLxWrzZ0xT4


OUTRAS INICIATIVAS

Vídeo: “Pelo Fim do Trabalho Escravo”
https://www.youtube.com/watch?v=S9F0nGaF_7c
https://www.youtube.com/watch?v=dP4c4w52wW8

Vídeo: “Sobre a Igualdade”
https://www.youtube.com/watch?v=hGKAaVoDlSs

 

ANISTIA INTERNACIONAL – BRASIL
https://anistia.org.br/?no-high

Vídeo: “Coragem”
https://www.youtube.com/watch?v=Et_D0PtSzu8

Vídeo: “Marielle, semente”
https://www.youtube.com/watch?v=ZNQQH1dg0pI

Vídeo: “Manifestação”
https://youtu.be/ofHuXukO5y0


OUTROS VÍDEOS

https://www.youtube.com/watch?v=4INwx_tmTKw